top of page

Balneário Camboriú possui duas certificações Bandeira Azul


Balneário Camboriú recebeu de forma inédita, no último dia 30/12 o certificado Bandeira Azul para as praias do Estaleiro e Estaleirinho. O certificado foi concedido a apenas nove praias brasileiras que atenderam a uma longa lista de critérios ligados a questões ambientais e qualidade da água. Entre esses critérios, estão testes consecutivos de balneabilidade em cinco pontos das duas praias, inclusive em frente a riachos.

O certificado foi entregue em cerimônia na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte à equipe da Secretaria do Meio Ambiente do município. De acordo com o titular da pasta, Ike Gevaerd, com essa conquista, a equipe se prepara para trilhar o mesmo caminho e obter a Bandeira Azul para as praias de Taquaras e Pinho no próximo ano.

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira, destacou que essa conquista traduz o esforço do governo em priorizar a qualidade das águas, o saneamento básico e os projetos ligados a questões ambientais. “Essa análise do Selo Bandeira Azul passa por júri nacional e internacional, portanto é extremamente rigorosa, e o resultado demonstra o compromisso que fizemos com a qualidade de nossas águas”.

Em junho de 2018, Estaleiro e Estaleirinho já tinham recebido a aprovação do Júri Nacional. Além das duas praias, a Tedesco Marina Garden Plaza, de Balneário Camboriú, ganhou o selo internacional do programa. As certificações são válidas para a temporada 2018/2019.

No início de 2017, Balneário Camboriú habilitou-se a obter o certificado de qualidade ambiental do programa. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul, e começou o trabalho para o cumprimento de todas exigências. Entre as ações para a obtenção do certificado, estão a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade. Outra frente de trabalho atua na instalação e recuperação de equipamentos nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. O cronograma está em dia e a previsão é de que até o dia 15 de dezembro a Bandeira Azul seja hasteada.

As estruturas existentes, como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas estão em reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas estão sendo instaladas. Para envolver a comunidade e os banhistas, ações de educação ambiental nas praias estão programadas para toda a temporada.


bottom of page