top of page

Conheça o melhor da culinária de Balneário Camboriú


Viajar é se libertar para o novo: novas experiências, novas culturas, novos ares. E o melhor mesmo é conhecer novos sabores, até porque quem não resiste a uma boa comida.


Vir para Balneário Camboriú e não degustar os pratos típicos não é vir para Balneário Camboriú. E para conhecer os pratos típicos da cidade, sempre é interessante entender como o município se desenvolveu:


Quando o grupo de casais vindo do Arquipélago de Açores colonizou o litoral de Santa Catarina, encontrou na pesca um meio de complementar a agricultura até então, a sua principal atividade de subsistência. Sendo assim, os frutos do mar predominam nas receitas e nos menus de restaurantes que você vai encontrar na região.


Ficou curioso para conhecer as receitas mais tradicionais de Balneário Camboriú?Confira!


PIRÃO D'ÁGUA

A produção de farinha de mandioca é uma importante herança das populações indígenas que habitaram o litoral catarinense por séculos. E a partir dela, é possível preparar um dos pratos mais famosos da região: o pirão água. Basicamente, trata-se de uma deliciosa mistura de peixe, água, farinha, tomate e temperos como cebola, pimenta e sal.


PEIXE FRITO

Provavelmente, esse é o prato típico mais comum na mesa dos descendentes de açorianos e nos restauranles de Balneário Camboriú. O peixe costuma ser cortado nas laterais e receber alguns temperos em seu interior. Depois, ganha pitadas de sal e pimenta, passa pela farinha e, por fim, frito em óleo bem quente. Merece ser acompanhado por uma boa cerveja.


CAMARÕES

Podem ser servidos ao bafo ou ensopados. Nos restaurantes, eles não tem conservantes e são picados no dia.



CAMARÃO À MILANESA

Sem dúvidas, este prato é mais popular entre os turistas que visitam o litoral de Santa Catarina durante o verão. Também cai muito bem com aquela cerveja gelada.


MOLHO DE CAMARÃO

Este prato é um pouco mais complexo do que os demais, mas também é absolutamente deliciosa. O camarão é lavado, escorrido e deixado de molho no suco de limão. Enquanto isso, alho, cebola, tomate, colorau e pimenta são fritos em oleo até produzirem um molho. Por fim, os camarões são ser fritos com sal e tempero verde. Vai muito bem com filé de peixe!


CALDEIRADA DE FRUTOS DO MAR

A caldeirada é repleta de mariscos, lulas, camarões e outros frutos do mar frescos. O sabor mais procurado é o de garoupa. O prato pode ser servido acompanhado de pão, salada verde e vinho branco gelado.


GAROUPA

A garoupa é considerada o peixe oficial de Bombinhas, cidade próxima a Balneário Camboriú, e pode medir mais de um metro! É um dos ingredientes de caldeirada mais procurados pelos turistas.


Moqueca de peixe 


Se o desejo é esquentar a sua viagem e dar um toque especial, aposte na moqueca de peixe. Observe também se o restaurante tem um molho diferenciado e se o prato vem com arroz e pirão.


PEIXE A ESCABECHE

Em um dia quente, nada melhor do que aproveitar para fazer piqueniques, sair de barco ou fazer um almoço bem levinho. Para dias assim, a melhor opção é o peixe a escabeche. Se for fazer em casa, lembre-se de que o gosto fica bem melhor se preparado na noite anterior.


TAINHA

A pesca de Tainha é tão tradicional que foi tombada como patrimônio cultural e artístico de Santa Catarina. O peixe normalmente é feito na brasa.


LULA

Na hora de fazer lula, deve-se tirar a pele transparente que cobre o seu corpo e pode-se conservá-la congelada por até dois meses.


POLVO

É um dos grandes produtos da culinária de Santa Catarina e pode ser servido tanto como entrada quanto como prato principal. Possui uma carne saborosa, dura e exige um cozimento mais demorado. É rico em vitamina A e E, além de minerais como fósforo, zinco, cálcio e potássio.


SIRI

A pesca artesanal de siri é uma ótima forma de lazer entre a família. Na hora de preparar, o crustáceo é colocado na panela com água, sal e temperos verdes.



MARISCO LAMBE LAMBE

Uma deliciosa mistura de arroz com mariscos temperados com tomate, pimentão, sal, pimenta, cebola, alho, louro e alfavaca.


Por conta de seu rápido crescimento ao longo das últimas décadas, Balneário Camboriú passou a receber moradores de outros lugares do Brasil e do mundo, o que enriqueceu ainda mais a sua culinária. Na cidade você encontra boas churrascarias, restaurantes italianos, japoneses, asiáticos, australianos, mexicanos... uma verdadeira viagem gastronômica para moradores e turistas.

bottom of page