top of page

Réveillon 2019 de Balneário Camboriú foi um sucesso


A Praia Central de Balneário Camboriú, mais uma vez, reuniu milhares de turistas e moradores que escolheram a cidade para passar o Réveillon 2019. De acordo com cálculos feitos com base na coleta de lixo, a cidade recebeu cerca de 50% de visitantes a mais do que no ano passado. Só no dia 31 de dezembro, foram coletadas 413 toneladas de lixo, enquanto no ano passado foram 230 toneladas. Além disso, cerca de 130 toneladas de lixo foram recolhidos na faixa de areia após a virada do ano, pela Secretaria de Obras e empresa terceirizada.

“Esses números chamam mais atenção ainda quando cruzamos com o aumento de público acompanhando a virada. Pelo cálculo da coleta de lixo, recebemos 50% a mais de pessoas do que ano passado. Outro motivo pela qual temos que comemorar é que apesar do consumo médio de água ser de 90 milhões de litros por dia, não faltou água na cidade, mesmo com a ocupação hotelaria chegando a 97%. O conjunto desses números demonstrou a grandeza do que foi esse evento e o resultado de uma ação planejada, que garantiu segurança e uma grande festa, para quem vive aqui e quem escolher nossa cidade para começar o ano novo”, falou o prefeito, Fabrício Oliveira.

Um grande esquema logístico foi montado pelo Município, em parceria com diversas entidades públicas, para garantir uma grande virada. Enquanto os fogos marcavam no céu a chegada do novo ano, em terra cerca de 700 pessoas trabalhavam na segurança, limpeza e saúde.


Segurança


A Polícia Militar atuou com efetivo de 200 policiais, a Guarda Municipal com 63 guardas e o trânsito teve apoio de 65 agentes de trânsito. Distribuídos pela Avenida Atlântica, Passarela da Barra e Praias Agrestes, com foco na Praça Almirante Tamandaré, os GMS registraram algumas orientações e abordagens preventivas, principalmente para fiscalização de vidros não permitidos durante a noite da virada de ano. Nenhuma ocorrência de maior notoriedade foi registrada, apenas intervenções em ocorrências de vias de fato e perturbação do sossego. Um adolescente foi conduzido por posse de seis porções de maconha.

Já a PM registrou 222 ocorrências, dentre elas as com maiores registros estão perturbação do sossego, infrações de trânsito, estacionamentos em locais proibidos, acidentes de trânsito, e realizou 142 abordagens de pessoas em atitudes suspeitas. Apenas uma ocorrência de roubo foi registrada pela PM no dia 31, onde o autor foi preso. Neste ano, a festa foi considerada pela Polícia Militar, uma das mais seguras do país, com 26% de ocorrências a menos do que no ano passado.


Limpeza da praia Central

A limpeza da Praia Central iniciou 1h do dia 1º de janeiro. Garrafas, latas, isopor e papel foram os principais materiais recolhidos pelas três equipes, coordenadas pela Secretaria de Obras, que percorreram toda a extensão da areia. Cerca de 130 toneladas de lixo foram recolhidos na faixa de areia após a virada do ano. O grande volume de lixo fez com que o esquema de coleta fosse modificado. Tudo precisou ser recolhido manualmente e levado por carrinhos de mão até os caminhões. O trabalho foi concluído às 7h. As praias agrestes também receberam limpeza.


Saúde

Um Hospital de Campanha e um Trailer, estavam montados na noite de réveillon na Praça Almirante Tamandaré, reunindo equipes da Saúde, SAMU e Corpo de Bombeiros que prestaram atendimento imediato à população. Foram realizados 145 atendimentos no Hospital de Campanha, 42 atendimentos pelo SAMU (Municipal e Estadual) e 35 pelo Corpo de Bombeiros Militar. Dos atendimentos feitos no Hospital de Campanha, foram 79 de homens, 66 de mulheres, 18 menores de idade e sete crianças abaixo de 12 anos.

bottom of page